quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PALAVRA AMIGA

“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” Salmo 101.6

Nossa sociedade vive uma verdadeira crise de fidelidade. Deus procura pessoas íntegras para que habitem com Ele. Não há de ficar na presença de Deus o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os olhos do Senhor.

ORAÇÃO: Amado Deus, ajude-me a encontrar graça diante dos olhos do Senhor. Oro também para que sejamos liderados por homens ou mulheres fiés que andem em reto caminho. Em nome de Jesus, amém!

Ricardo Mota

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PALAVRA AMIGA

“Lembrem que o SENHOR é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.” Salmo 100.3

Não somos obra do acaso! Nós fomos criados não apenas para sermos bem sucedidos, mas, para cumprir um propósito. O Senhor nos fez para o louvor de Sua glória. Devemos servir ao SENHOR com alegria e nos apresentar diante dele com cântico.

ORAÇÃO: Rendemos graças e bendizemos o teu nome, ó Deus. O Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

Ricardo Mota

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Caros amigos,

As linhas que escrevo agora são fruto de muita reflexão e oração. Há semanas venho ensaiando escrever isto e o mero desejo de meu coração tornou-se uma necessidade de minha consciência. Muitos de nós têm acompanhado de perto o desenvolvimento de questões ligadas à vida e à família em nossa nação. Sem dúvida alguma, nestas questões a sociedade brasileira tem trilhado no caminho da impiedade por conta de um governo que, além de permitir a iniqüidade, em muitos casos a apóia.

Antes de continuar, deixe-me dizer que, como a Bíblia instrui, oro pelo presidente da República e por seu governo. Mais do que orar, nutro admiração pelo nosso presidente. Sua história de pobreza no sertão nordestino e sua ascensão ao cargo mais alto da nação é algo que me fascina. Sempre votei no Lula. Sendo eu filho de um bravo nordestino, metalúrgico e ligado ao sindicato, então, logo simpatizei com a figura do nosso presidente. Todavia, como pastor presbiteriano, não posso me calar diante das iniqüidades que seu governo tem cometido e que ainda pretende cometer em nossa nação. Exponho a partir de agora quais são estas iniqüidades:

1. Erotização de nossas crianças


O Governo Federal, através dos Ministérios da Saúde e da Educação, tem produzido material com imoralidade para ser distribuído aos nossos filhos sob o pretexto de educação sexual. Veja por si mesmo nos links abaixo:


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/cartilha-governo-lula-estimula-alunos-13-19-anos-narrar-suas-transas/


http://www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=3&lang=pt


http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade/DiversidadeWeb.pdf


http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/recife-recolhe-livro-de-educacao-sexual-para-criancas-20100428.html


O Governo Federal, que deveria ser o guardião da educação de nossos filhos é hoje quem mais os encaminha para a imoralidade sexual.


A Bíblia diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". (Provérbios 22.6). Deus vai cobrar do atual governo o que ele tem feito na educação de nossas crianças.


2. Incentivo ao homossexualismo


No dia 14/05/2009 o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é formado por 51 diretrizes que têm o objetivo de influenciar todos os segmentos da sociedade com a filosofia homossexual. O Governo Federal é o maior patrocinador do movimento homossexual no Brasil. Veja os links abaixo:


http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/brasilsem/plano_lgbt/


http://www.abril.com.br/noticias/brasil/governo-lanca-plano-defender-direitos-civis-populacao-lgbt-470514.shtml


http://portal.mj.gov.br/sedh/homofobia/planolgbt.pdf


Em paralelo a estas ações de expansão de incentivo ao homossexualismo, o Governo também trabalha na aprovação do Projeto de Lei 122/2006, apelidado de "lei da mordaça", que pretende criminalizar a discordância ao Homossexualismo. Se aprovado, o projeto atentará contra a liberdade de expressão prevista em nossa constituição e permitirá ao Estado punir qualquer indivíduo que demonstrar discordância quanto à prática homossexual.


A Bíblia diz: "Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável" (Levítico 20.13). "Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro." (Romanos 2.24-27)


3. Defesa do aborto


Em Setembro de 2007 o PT aprovou seu apoio à legalização do aborto:


http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1874487-EI7896,00.html


Em 2008 a Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, liberou R$ 80 mil para a filmagem do vídeo "O fim do silêncio", que mostra depoimentos de mulheres que abortaram seus filhos e defendem a descriminalização da prática. A diretora Thereza Jessouroun diz, na reportagem, ter idealizado o roteiro ao ouvir declarações do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a favor da descriminalização do aborto. De acordo com ela, o projeto se materializou após a abertura do edital da Fiocruz, cuja direção é nomeada pelo ministro. Veja notícia do Jornal O Globo abaixo:


http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/01/04/filme-reacende-polemica-em-torno-do-aborto-587883773.asp


Por ser o PT oficialmente favorável ao aborto, em Setembro de 2009 ele puniu dois deputados federais por serem contrários à posição abortista: Veja a matéria abaixo:


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u625663.shtml


Além disso, o novo Programa Nacional de Direitos Humanos, assinado pelo presidente em Dezembro/2009, defende a legalização do aborto, o que gerou manifestações de grupos contrários ao aborto em todo o país:


http://www.midiasemmascara.org/artigos/aborto/10913-declaracao-pro-vida-contra-o-pndh-3.html


Diante destes fatos que atentam contra a família, a vida e contra nossas crianças, torno pública minha intenção de voto: Votarei pela não continuidade deste governo.


Quem me conhece sabe que nunca misturei política com ministério, todavia, creio que o momento é grave e necessita de um posicionamento dos líderes religiosos. Todo cristão deve atentar para o que está acontecendo e manifestar o repúdio às iniqüidades deste governo por meio do seu voto. Não podemos deixar que as iniqüidades continuem.


Conclamo você, meu amigo, a continuar orando pelas nossas autoridades, a orar pelas eleições que se aproximam e a votar conscientemente, não escolhendo aqueles que praticam a impiedade. Termino com alguns versículos:


“Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniqüidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos.” Miquéias 2.1


“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” Isaías 5.20


“... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. 2 Crônicas 7.14


Rev. Ageu Cirilo de Magalhães Jr.
Pastor Presbiteriano

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PALAVRA AMIGA

“O que fez o ouvido, acaso, não ouvirá? E o que formou os olhos será que não enxerga?” Salmo 94.9

Até quando os maus continuarão alegres? Até quando se mostrarão orgulhosos e se gabarão dos seus crimes? Geralmente pensam que Deus não está ouvindo e nem vendo o que fazem. Como seria possível? Deus é o criador e o juiz de toda terra. e devemos A ele toda a glória!


ORAÇÃO: Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. O Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio.

Ricardo Mota

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UM HOMEM DIFERENCIADO


Sei que Ezequias, o rei de Judá de716 a.C a 687 a.C., não foi perfeito. Mas, dentre tantos reis em Judá sempre achei que Ezequias foi diferenciado. Ele começou a reinar com 25 anos. Ezequias promoveu uma verdadeira reforma religiosa nos seus dias. Logo no início do seu mandato quebrou um dos mais tradicionais objetos de idolatria do povo, a serpente de bronze que Moisés construiu quando peregrinava com o povo no deserto. Aquele símbolo passou a ser adorado pelo povo como a deusa Neustã (pedaço de bronze). Mexer em algo que o tempo consagrou e transformou em tradição não é fácil. Mas, o rei Ezequias fez em pedaços aquela imagem de bronze e confiou no Senhor de tal maneira que “depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá” (I Reis 18.5).
O rei Ezequias foi amigo do projeta Isaías. Quando ameaçado pelo rei assírio, Senaqueribe, Ezequias recorreu ao seu amigo profeta e solicitou orações. Mas, não se acomodou em ser simplesmente amigo de um homem de oração. Ele mesmo buscou ao Senhor em favor do seu povo. Gosto de pensar em Ezequias como um homem diferenciado comparando-o com dois outros reis. Acabe e o próprio Senaqueribe.
Ezequias ia à casa do Senhor seu Deus (2 Reis 19.14); Senaqueribe ia à casa de Nisroque, seu deus (2 Reis 19.37). Esta diferença é básica. Sabemos que a ênfase não está no local da adoração, mas, no adorado. Quando Ezequias se sentiu angustiado, disciplinado envergonhado e sem forças como uma mulher que está para dar à luz mas não tem forças para o fazer (2 Reis 19.3); assim Ezequias foi à casa do Senhor buscá-lo em oração. A oração que Ezequias depositou na presença de Deus é maravilhosa. Ele disse: “O Senhor, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra, tu fizeste os céus e a terra.” (I Reis 19.15). Deus deu grande vitória ao rei Ezequias, livrou o povo milagrosamente das garras do inimigo. Senaqueribe também ia à casa do seu deus. Estando ele adorando ao seu deus, Nisroque, seus próprios filhos o feriram à espada.
Gosto de comparar também o rei Ezequias com outro rei, Acabe. O rei acabe reinou sobre Israel 22 anos. Ele fez o que era mau perante os olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. Certa vez desejou comprar a vinha de um homem chamado Nabote. Ora, a vinha de Nabote era uma herança dos pais e, por honra familiar, negou a proposta. Acabe voltou para a sua casa bem desgostoso e muito indignado. “E deitou-se na sua cama, voltou o rosto, e não comeu pão.” (1 Reis 21.4). Um dia também, o rei Ezequias se sentiu triste. O profeta Isaías deu o recado: “Põe em ordem a sua casa, porque morrerás e não viverás” (2 Reis 20.1). Assim como Acabe, Ezequias também virou o rosto. O primeiro o fez enfurecido e se mordendo de inveja; o segundo, Ezequias, virou o rosto e orou. Outra oração sua está registrada nas Escrituras e enche o nosso coração. Ele disse ao Senhor: “Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (2 Reis 20.3).
Quando o rei Ezequeias viu a situação angustiante do seu povo, foi à casa do Senhor orar por ele. Quando se sentiu angustiado por sua própria situação, sem condições de ir à casa do Senhor, orou ali mesmo. Ele virou-se para a parede e clamou ao Senhor.
Ezequias foi um homem diferenciado!

Ricardo Mota

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OS TRÊS DESEJOS DE ALEXANDRE O GRANDE

1, Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

2, Que fossem espalhados, no caminho e até seu túmulo, os seus tesouros conquistados, como prata , ouro, e pedras preciosas ;

3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:

1, Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2, Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3, Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

PALAVRA AMIGA

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. ” Salmo 90.1,2
A vida passa depressa demais, precisamos viver bem! Somos como a relva que floresce de madrugada, mas, a tarde, murcha e seca. Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Interpretando corretamente a vida e sua brevidade e fragilidade, teremos um coração sábio, cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.

ORAÇÃO: Querido Deus permita que vejamos as tuas obras e que os nossos filhos vejam a tua glória. Assim sendo, nossa existência, ainda que breve, terá valido a pena.

Ricardo Mota

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PALAVRA AMIGA

“Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!” Salmo 89.15

Há um Deus. Ele é poderoso. A fidelidade o adorna. Ele é o dono dos céus e da terra. O seu braço é armado de poder, forte é a sua mão. A justiça é o fundamento do seu trono. A graça e a verdade procedem Dele. Quem não O temerá? Quem não louvará o seu nome?

ORAÇÃO: Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó SENHOR; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.

Ricardo Mota