sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SER LIGEIRO NÃO É TUDO!


Davi, o amado de Deus, desde que chamado para ser rei em Israel passou por muitas lutas. Quando não envolvido pessoalmente em alguma batalha, alguém batalhava em nome dele. Imediatamente após o rei Saul ter cometido suicídio, Abner, o capitão do seu exército, tomou um dos filhos de Saul, Is-bosete, e o proclamou rei em todo Israel, com exceção da tribo de Judá, cujos homens ungiram a Davi , rei sobre eles. Na verdade, Is-bosete não tinha nenhum chamado para ser rei. Mas Abner, por fidelidade ao falecido rei Saul, tentava proteger de todas as formas a dinastia de Saul. Neste ambiente de disputa pelo poder e dúvida nacional, a Bíblia menciona um indivíduo chamado Asael. Asael era filho de Zeruia e tinha dois irmãos: Joabe e Absai. Joabe recebeu maior destaque, pois era capitão do exército de Davi. Mas, Asael é o foco de nossa atenção. Ele era ligeiro de pés. Ele era ligeiro de pés, como uma gazela selvagem (2 Samuel 2.18). Por ser tão rápido, ele se sentia muito seguro. Talvez pensasse que ninguém poderia alcançá-lo. Ele estava enganado! Ser ligeiro ou esperto, não é tudo. Asael perseguia Abner, o capitão do exército de Saul. Certo dia, Abner olhou para trás e verificou que Asael o perseguia. Avisou: Deixe de me perseguir, saia de atrás de mim, desvia-te ou para a direita ou para a esquerda. Asael não deu ouvidos. Talvez, confiasse nos seus pés ligeiros. Abner era um guerreiro, não suportaria aquela situação. Avisou novamente: Pare de mim perseguir, eu não quero ferir-te. Se eu ferir você como olharei nos olhos do seu irmão Joabe? Mas, Asael não deu ouvidos. Com uma lança, Abner o feriu no abdômen e o matou. Ser ligeiro não é tudo. É preciso ser sábio. A atitude não sábia de Asael custou-lhe a vida e motivou o ódio no coração de Joabe, seu irmão. Joabe sabendo que Abner tinha feito aliança com Davi, deixou os sentimentos de vingança e ciúme dominarem seu coração. Vingança porque Abner tinha matado Asael, seu irmão e ciúme, porque se sentiu preterido ao saber que Abner, capitão de exército como ele, agora estaria do mesmo lado, junto com Davi. E daí? Que mensagem podemos tirar para nós hoje? Penso que tal história pode nos alertar sobre o perigo de uma “falsa segurança”. Asael era ligeiro de pés, confiou em sua capacidade e se deu mal. Talvez não sejamos tão ligeiros de pés. Mas, nos julgamos esperto nos negócios, fortes ou atraentes fisicamente. Ou nos sintamos seguros por aquilo que pensamos ter. Eu prefiro convencer o meu próprio coração e mente de que minhas habilidades são frutos da graça de Deus. Prefiro confiar no poder e na força de Deus, do que na minha própria. O prejuízo em pensar de nós mesmos mais do que convém se perceberá mais cedo ou mais tarde. Asael fez com que seu irmão tivesse as mãos manchadas de sangue de um homem descrito por Davi como “um príncipe e um grande homem” (2 Samuel 3.38). Davi disse: “no presente, sou fraco, embora ungido rei; estes homens, filhos de Zeruia, são mais fortes do que eu. Retribua o Senhor ao que fez mal segundo a sua maldade” (2 Samuel 3.39).


Ricardo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário