sábado, 9 de janeiro de 2010

UM DEUS COM PROPÓSITO


Nos últimos anos temos ouvido muito sobre "propósitos". Isto é bom. Tem se falado muito sobre "Uma vida com propósito", "Uma igreja com propósito", "Um homem com propósito", "Uma mulher com propósito", e outros semelhantes "com propósito". Lendo um artigo de John Stott, renomado expositor bíblico, o qual tive o privilégio de ver e ouvir em um daqueles saudosos e sadios congressos da VINDE. Saudosismo de lado, o artigo que li tem como tema: "O Paradigma: Tornando-nos mais Semelhantes a Cristo" (www.monergismo.com), pensei na expressão "Um Deus com propósito". Qual seria o principal propósito de Deus no que se refere ao Seu povo? John Stott lembra: "Deus quer que seu povo se torne semelhante a Cristo. A vontade de Deus para o seu povo é que sejamos conformes à imagem de Cristo."
Para tanto, fico pensando que o trabalho será mesmo muito árduo por parte de Deus. Isto porque, olhando para mim mesmo, estamos muito longe do paradigma, Jesus Cristo.
Como vasos nas mãos do oleiro, certamente seremos quebrados algumas vezes e refeitos. Teremos oportunidades de exercitarmos a paciência e, quem sabe, fracassaremos; no momento de ficar calado como a ovelha diante dos tosquiadores, gritaremos como leões famintos. Diante do direito de ir e vir questionados por alguns, rogaremos que caia fogo de Deus e consuma os tais.
Eh! tenho dado muito trabalho. Mas, Deus tem propósito. O apóstolo Paulo diz que Deus predestinou seu povo para ser conforme à imagem do Filho, ou seja, tornar-se semelhante a Jesus. Todos sabemos que Adão, ao cair, perdeu muito - mas não tudo - da imagem divina conforme a qual fora criado. Deus, todavia, restaurou-a em Cristo. Conformar-se à imagem de Deus significa tornar-se semelhante a Jesus. O propósito eterno de predestinação divina para nós é tornar-nos conformes à imagem de Cristo.
O Espírito Santo de Deus operando em nós, fará com que nos pareçamos com Jesus a cada dia. É verdade que em determinado momento haverá alguma dificuldade. Mas, pela graça de Deus avançaremos. Usando os meios de graça como a leitura bíblica, a oração, a adoração e a comunhão, poderemos ter significativos auxílios.
"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é". ( I João 3.2).
É como se carregássemos uma placa no peito escrito: em obras!
É comum eu ficar decepcionado comigo mesmo. Tem momentos que algo deu errado em minha caminhada de santificação. É como se um pedaço do muro tivesse caído. Fico triste comigo mesmo. Mas, logo recupero com a ajuda do Espírito Santo e entendo que a obra deve continuar. Um dia, seremos como Ele é. Tem tem um propósito para conosco. Um dia, seremos como Jesus. Então, definitivamente, Deus o Pai olhará para nós e ficará satisfeito.


Que seja assim!


Ricardo Mota





Nenhum comentário:

Postar um comentário