quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CONFESSAR A JESUS, PRIVILÉGIO NOSSO!

Por Ricardo Mota


Jesus foi tentado pelo inimigo de nossas almas perfeitamente em conformidade com o plano de Deus, o Pai. A tentação se deu mais intensamente no início do ministério de Jesus. Após o seu batismo ministrado por João Batista, durante sua oração, o céu se abriu e o “Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba” (Lucas 3.21). A tentação a Jesus veio em seguida, no deserto, onde o próprio Espírito Santo o levou. Jesus desarmou o “valente” e conquistou os seus despojos (Lucas 11.21-22). Agora, no poder do Espírito Santo, Jesus regressou à Galileia para, inicialmente, ensinar nas sinagogas. Dos seus lábios saíam palavras de graça maravilhando a todos que as ouviam. De Nazaré ele foi para a cidade de Cafarnaum e, igualmente, foi à sinagoga ensinar a doutrina maravilhosa. Apesar do ambiente ser favorável espiritualmente falando, “um homem possesso de um espírito de demônio imundo, bradou em alta voz: Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Bem si quem és: o Santo de Deus! (Lucas 4.34). Jesus repreendeu aquele aquele espírito maligno e o homem, até então oprimido, ficou liberto. Mais uma vez as pessoas se maravilharam em ver que Jesus tinha autoridade e poder jamais vistos. A fama de Jesus corria por todos os lugares e circunvizinhança. Ao por do sol, todos os que tinham diferentes moléstias eram trazidos até Jesus em busca de cura. Ele impões as mãos sobre cada um curando-os poderosamente. Algumas pessoas também ficaram libertas de demônios, os quais, saiam gritando: “Tu és o Filho de Deus!” (Lucas 4.40). O Senhor Jesus novamente repreendeu os demônios, impedindo-os de falar quem ele era. Os demônios testificaram sobre a identidade de Jesus bem mais cedo do que alguns homens e mulheres o fizeram. Homens e mulheres confessando quem é Jesus glorifica a Deus, demônios não! Jesus quer que homens e mulheres o confessem como o Cristo, o
Filho do Deus vivo. Para que homens exercessem tal ministério, ele passou uma noite inteira orando e, depois, comissionou-os para proclamarem a mensagem salvadora (Lucas 6.12-16). Os anos se passaram e, pela graça, podemos anunciar quem é Jesus. Esta tarefa é nossa, pois, nem os anjos poderiam fazê-lo, muito menos os demônios, cuja motivação é duvidosa. Esta é a missão de todo discípulo: anunciar que Jesus Cristo é o Senhor. “Todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre” (Lucas 6.40). Certamente, pensando em todas estas grandes verdades, Jesus exortou-nos para que sejamos prudente, ou seja: ouçamos e pratiquemos suas palavras. Sendo assim, seremos como um homem que construiu uma casa sobre a rocha e vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Professar a identidade de Jesus, é um privilégio reservado para nós, seus discípulos, apenas para nós!

PALAVRA AMIGA

“Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.” Salmo 119.143

Jesus advertiu que no mundo, passaríamos por tribulações (João 16.33). Quem poderia negar tal afirmação? Vivemos em um mundo de violência, de imoralidade, de corrupção e, sobretudo, de incredulidade. Mas, também, sofremos por causa dos nossos próprios erros e limitações. Apesar das tribulações internas e externas, das dificuldades evidentes e veladas, não podemos perder o prazer nos mandamentos do Senhor, eles nos ajudarão a sermos melhores.

Oração: Querido Deus, a Palavra do Senhor é perfeita e pode fazer com que sejamos melhores a cada dia. A tua Palavra pode nos fazer mais parecidos com Jesus no nome do qual oramos, amém.

Ricardo Mota