quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bonito por fora...

Por Ricardo Mota

O rei Davi foi um grande rei, excelente músico, fiel amigo, temente a Deus. Mas, como todo muno não foi perfeito. Davi, definitivamente, não foi um bom pai. Tal afirmação assume veracidade notória quando lemos a história de seus filhos Amom, Absalão ou Adonias.
Davi coabitou com uma mulher chamada Agite e teve com ela um filho chamado Adonias. Adonias era muito bonito! Certamente cresceu ouvindo elogios, mas, ser repreendido pelo pai, nunca.
Ora, qual o filho que pode passar pela vida sem ser corrigido, em algum momento, censurado pelo pai?
A correção faz parte da formação de caráter de uma pessoa.
Adonias nunca ouviu de seu palavras como "que é isso menino que você vez?" ou coisa parecida. O resultado nao poderia ser outro.
Adonias, já adulto, viu seu pai idoso e pensou de si o que não deveria. Ele sabia que o seu irmão Salomão seria rei em lugar do seu pai. Isto já estava acordado no seio familiar. Mas, Adonias se EXALTOU. Ele resolve, por moto próprio, ser o rei de Israel.
Adonias, bonito por fora, mostrou-se feio por dentro.
Juntou alguns homens, promoveu uma festa e se auto declarou rei no lugar de seu pai. Davi, já velho, só ficou sabendo porque Beteseba, a mãe de Salomão, apoiada pelo profeta Natã, deu a noticia para o rei Davi.
Davi, nada falou com Adonias, mas, declarou Salomão o verdadeiro rei de Israel.
Adonias foi temporariamente poupado pelo irmão e rei Salomão até o dia em que procurou a mãe de Salomão e a precionou. Ele disse que ele e não Salomão deveria ser rei. Beteseba deveria convencer Salomão a entregar como esposa a jovem Sunamita que assistia no palácio.

Quando a mãe de Salomão ouviu o pedido da mãe percebeu que o lindo Adonias continuava sem caráter e, ainda convencido de que ele deveria ser rei. Não considerava a palavra profética na boca do seu pai Davi, pensava de si mais do que deveria e não foi poupado por Salomão que havia dito: se Adonias for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá em terra; porém, se se achar nele maldade, morrerá. Foi o que aconteceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário