segunda-feira, 5 de outubro de 2009

QUEM ENTENDE?

O ser humano é o ser mais complexo em todo o universo. Sua complexidade se revela na diversidade de suas ações, reações, sentimentos, ressentimentos, pensamentos, sonhos, palavras e gestos. Só Deus entende o ser humano em sua plenitude. Isto porque, Ele é o único capaz de sondá-lo e prescrutá-lo devidamente. Sei que isso é óbvio, já que Ele é o Criador. Dentre tantas coisas que revelam a complexidade humana, está a ingratidão. Tal sentimento que se evidencia em pensamentos e ações dá-nos uma noção do que é a natureza humana. Existem vários exemplos bíblicos de ingratidão. Lembro-me de Mefibosete, filho de Jônatas e neto do grande rei Saul. Mefibosete era portador de necessidades especiais. "Quando Saul e Jônatas foram mortos em Jezreel, Mefibosete, filho de Jônatas, tinha cinco anos de idade. Ao chegar a notícia da morte de Saul e de Jônatas, a mulher que cuidava de Mefibosete o pegou e fugiu. Mas estava com tanta pressa, que o deixou cair, e ele ficou manco. (2 Samuel 4:4).
Ao assumir o poder, Davi usou de muita bondade para com Mefibosete. Davi deu a Mefibosete as terras que outrora pertenciam a Saul e contratou um administrador chamado Ziba para cuidar dos negócios dele. Davi fez mais: deu liberdade à Mefibosete para comer pão diariamente no palácio real. Apesar de tudo, Mefibosete foi ingrato.
Quando Davi enfrentou uma crise com seu filho Absalão e teve que sair do palácio refugiando-se no deserto para evitar confronto com seu filho, Mefibosete permaneceu em Jerusalém e disse: "Hoje, a casa de Israel me restituirá o reino de meu pai. (2 Samuel 16:3). Depois ele se justificou para com Davi dizendo que permaneceu em Jerusalém porque não teve ajuda para acompanhá-lo e apoá-lo naquele momento. Tudo indica que isso não era verdade. Davi não acreditou nele. Davi dividiu seus bens com o administrador Ziba. Mefibosete deixou de contar com, rompendo aquele relacionamento de confiança. Mefibosete foi muito ingranto. A ingratidão é uma mal que deveria ser combatido. Conforme as palavras do apóstolo Paulo, a ingratidão é uma das terríveis características da natureza humana e que caracteriza os seres humanos dos últimos dias: "... pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes... (2 Timóteo 3:2). Fico pensando o quanto somos ingrantos para com Deus. A Bíblia nos recomenda a entregarmos todas as nossa preocupações ao Senhor por meio das orações mantendo sempre um coração agradecido. Em tudo dai graças diz a Bíblia ( I Ts.5.17). Digamos sempre, deixando vir do fundo do coração: graças a Deus!
Ricardo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário