segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FALANDO AO CORAÇÃO


Temos necessidade de ouvir sobre o amor de Deus. Ele, para nos fazer entender seu amor por nós, usa o casamento de um homem com uma mulher. Os princípios que devem ser observados no relacionamento conjugal não apenas garantem a felicidade dos cônjuges, mas, sobretudo revela um grande mistério. Sim, há um mistério revelado. O apóstolo Paulo diz que ao falarmos sobre o relacionamento conjugal nos deparamos com um mistério: Cristo e a igreja (Efésios 5.32).

Casamento não é simplesmente o resultado de uma necessidade física, não é meramente um meio para se preservar a espécie e tampouco uma forma de passar à frente a cultura e tradição. O casamento vai além, transcende a própria felicidade do casal, o casamento visa a glória de Deus. Este é o mistério. A união de um homem com uma mulher pode servir como fator revelador do grande amor de Deus para com a raça humana. O mistério é revelado nos princípios que regem a vida conjugal. Vejamos alguns princípios que devem ser obedecidos para a felicidade conjugal e para a glória de Deus. Deus disse: "Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias;20 desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR." Oséias 2.19,20.

Primeiro Princípio - A Legalidade. O compromisso do amor de Deus para conosco, mistério revelado no relacionamento conjugal é em "justiça e juízo. O relacionamento não é leviano, ele está relacionado com a justiça, retidão, direito. É questão de juízo, cuja palavra hebraica usada aqui significa diante de juízes. Para que um homem se casa com uma mulher, independentemente na cultura social ou religiosa, deve haver legalidade jurídica. Isto porque, tal atitude, tem significado espiritual. Deus, em Cristo Jesus, casou-se conosco em justiça e juízo. O casamento de um homem com uma mulher é um símbolo terreno daquilo que é eterno.

Segundo Princípio - O Amor. Benignidade é bondade em ação. A misericórdia é a ação em bondade. Isto traduz o que o amor. Amor é viver para o outro, é abnegação, é compromisso. Quando vivemos este princípio no relacionamento conjugal, revelamos o mistério. Deus nos amou e nos ama com benignidade e misericórdias. O casamento tem o dever de revelar isso.

Terceiro Princípio - A Fidelidade. A palavra hebraica para fidelidade se traduz por firmeza, estabilidade. Deus é fiel, pois não tosqueneja, não vacila, não muda. Para revelar isso aos homens cria o casamento e estabelece o princípio. Quando um casal vive na fidelidade, não apenas se vê livre da desgraça, mas, revela o mistério da fidelidade de Deus.

A grande recompensa em viver os princípios estabelecidos por Deus é poder "conhecer ao Senhor". Segundo as palavras do profeta Oséias mensageiro e a própria mensagem para revelar ao povo o amor de Deus, vivendo os princípios da legalidade, do amor e da fidelidade se conhecerá o Senhor. Isto quer dizer "intimidade com Deus". O verbo hebraico para conhecer (yada') significa intimidade. O mesmo verbo usado para descrever a intimidade de um casal casado. A intimidade de um casal que vive o princípio da legalidade, do amor e da felicidade é a relação sexual. Tal intimidade ilustra o cerne do mistério. Cristo e a igreja.

Sendo assim, casamento é mais do que um evento familiar, social ou religioso. Casamento tem um objetivo ainda mais suplime. Casamento é para a glória de Deus.


Na mesma fé



Ricardo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário