terça-feira, 30 de junho de 2009

O NOIVO, A NOIVA E SUA(S) AMIGA(S)

É muito honroso servir às pessoas, instruindo-as sobre o Grande Valor da Vida. A vida é um dom de Deus e entender o propósito da nossa existência é a grande tarefa. Isto porque, entender o propósito da vida tem implicações eternas. Todavia, a religião, embora na maioria das vezes bem intencionada, acaba barateando a Graça e o Amor de Deus e exagerando em coisas não importantes. A religião pode gerar um "peso",uma sobrecarga que não glorifica o nome do Senhor, Criador do céu e da Terra.
Uma metáfora pode ajudar a entender o que flui de minha mente. Pensemos na Igreja como a Noiva de Cristo. O Noivo está fisicamente ausente. A Noiva O espera para o dia do casamento. Ela sabe que Ele a ama. Ele sempre deu provas do Seu amor. Ela tem a palavra empenhada do Noivo. Sabe que Ele é fiel e que cumprirá cada uma de suas promessas. Ela O aguarda. O grande desafio da Noiva é manter-se fiel ao seu Noivo. Ela, muito bonita, não deixa de sofrer assédios de toda sorte. Faz parte!A noiva vai se adornando enquanto espera o dia do casamento. A noiva precisa se manter firme, trazendo à sua mente e coração, todo o sentimento que a une ao seu Noivo. O tempo pode se transformar em um inimigo cruel. Vozes ressoam dizendo coisas absurdas como, por exemplo, o "noivo não vai voltar", ou "não vale a pena esperá-lo...". Lutas internas e externas caracterizam os dias da Noiva. Enquanto espera, a noiva vai se adornando. Comprando coisas não tão úteis para a vida futura. O acúmulo das especiarias é notório. Coisas fúteis, manias e modismos vão sendo absorvidos em decorrência de ansiedade. A Noiva está tão adornada que, talvez nem ela mesma percebe que está se descaracterizando. Dá a entender que, se o Noivo demorar muito, Ele terá dificuldade em reconhecê-la. O que fazer? Entendo que duas coisas fundamentais são necessárias e urgentes. A primeira é exortá-la para que todas as vozes ao seu redor sejam ignoradas. A Noiva deve oferecer-se como uma espécie de "sacrifício vivo" ao seu noivo, ainda que fisicamente longe. Em segundo lugar ela não pode entrar no "esquema" conformando-se com os costumes da presente época. Para não viver de forma alienada, ela deve buscar, de forma ativa, a transformação do meio onde está, sem nenhuma utopia ou otimismo exagerado. Ela deve buscar transformação por uma questão vocacional, cumprindo aquilo que o Noivo determinou durante o tempo em que Ele estaria "ausente". A igreja é a noiva. Igreja não é a mesma coisa que religião ou instituição religiosa. Igreja é Corpo, o Corpo de Cristo. A instituição religiosa pode ser um instrumento valioso para a Igreja, desde que se coloque no seu devido lugar. A religião é apenas a amiga da noiva. Não é o que temos visto. A "amiga da noiva" pensa de si, mais do que convém. Os aspectos mágicos e proféticos dominam o modo de ver da "amiga". A amiga ou as amigas, não foram sempre assim. Para que a "amiga da noiva" seja uma bênção para a Noiva seria necessário uma mudança radical. Para muitos a ‘amiga da noiva’ é o mesmo que oportunismo e picaretagem. Será que alguém tem coragem de dizer o contrário? O que no passado a amiga da noiva condenava como charlatanismo, fanatismo, falsas doutrinas, manipulação, idolatria, e outros agora se revela não apenas tolerante mas cúmplice.
Bom, tenho uma tese. Eu penso que se a amiga da noiva não ajudar e continuar a influenciar a Noiva para o que é negativo, o Noivo terá de demiti-la, mesmo estando ainda longe.

Penso que, como "amiga da noiva", devemos ajudá-la a se despir de "ornamentos" fúteis e se preocupar em fortalecer os "fundamentos" necessários.
O que de fato é importante? O que é fundamental e necessário?
Uma re-ligação com o Noivo, Seus princípios já ensinados e propósitos estabelecidos devem se buscados.

Ricardo Mota

2 comentários:

  1. Belo esclarecimento a respeito do papel que a "noiva" tem na sociedade, bem como sobre o papel que a "amiga" da noiva tem nesse contexto!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este artigo. Vem do coração, passa pela alma e depois recebe o cosmético necessário para ser apresentado. Assim é também a igreja. Ela vem do coração de Deus, com sua mensagem original, chega nas mãos dos amigos da noiva, querendo fazê-la mais atraente, fazem com que ela perca a sua originalidade. Queira Deus que tenhamos a coragem de ataviar a noiva, mantendo a sua originalidade, sem muita maqueagem. Maquiagem em excesso pode desfigurar o rosto da noiva. Prefiro a face original.

    ResponderExcluir