terça-feira, 5 de outubro de 2010

Aspenaz, um instrumento de Deus!

Por Ricardo Mota

Daniel e outros jovens foram levados para o cativeiro babilônico. Ele tinha 13 anos, aproximadamente. Separado de seus pais, de muitos amigos, de sua pátria, religião e do próprio nome. Sonhos interrompidos sob tragédia. A invasão de Nabucodonor na época do rei Jeoaquim foi agressiva e cruel. Aspenaz, chefe dos eunucos, recebeu ordem diretamente do rei determinando o cardápio para os jovens cativos. Finas iguarias da mesa do rei, inclusive do vinho que ele bebia. O império investiria neles por três anos e, ao final do período, iriam ter com o rei. Daniel e os demais jovens eram de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e competentes para assistirem no palácio do rei. Iriam aprender sobre a cultura e a língua dos caldeus. Daniel resolveu não adotar a dieta real. Naquele ambiente hostil isso poderia significar a morte prematura daquele adolescente.
“Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.” (Daniel 1.9). Aspenaz, correu o risco de ser interpretado como traidor e, obviamente, morto. Por que um homem que não conhecia Daniel, correria tamanho risco? Deus querendo usar de misericória e compreensão conosco, usa quem ele quiser. Esta é uma das razões que devemos orar pelas pessoas, dentre elas, aquelas que, por algum motivo procedente ou não, não querem o nosso bem. A razão é clara. Deus pode usar até mesmo pessoas que não nos amam a fim de nos abençoar.
O chefe dos eunucos, Aspenaz, foi um instrumento de Deus na vida de Daniel e seus amigos. Aspenaz atendeu ao pedido de Daniel quanto ao menu e os serviou conforme solicitado. Ora, aos quatro jovens, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu outro dom, a interpretação de visões e sonhos. Depois de algum tempo no cativeiro, Daniel iria precisar deste dom para salvar a sua vida e de muitos outros!
Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.
Deus é maravilhoso e sabe nos honrar. Ele concede a nós a misericórdia e a compreensão. Ele nos dá tais bênçãos independentemente do instumento a ser usado. Ele pode usar até mesmo um ímpio.
Se formos fieis, determinados e comprometidos com Deus, assim como Daniel e seus amigos, igualmente experimentaremos da parte de Deus, muitas maravilhas. Podemos descansar nos braços de Deus que tem tudo sob controle. Glorifique ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário