sexta-feira, 28 de maio de 2010

JOIADA FOI UM CARA JÓIA!














“E Joiada fez uma aliança entre o SENHOR e o rei e o povo, para que fosse o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo.” 2 Reis 11.17

Muitos personagens bíblicos lideram as predicas. Quem nunca ouviu falar de Abraão, o pai da fé? E o José do Egito, “a árvore plantada junto às águas”? Quem nunca ouviu falar da fidelidade do profeta Daniel? E Pedro, o impulsivo com seu colega de ministério, João, o amado? Mas, provavelmente, não temos ouvido muito sobre Joiada. Ele foi um profeta em uma época muito difícil em Israel. A rainha-mãe Atalia vendo que Acazias seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda da descendência real. Por providência de Deus a irmã de Acazias furtou dentre os filhos do rei que estavam sendo mortos pela própria avó, um menino recém-nascido chamado Joás. A criança foi levada escondida para a Casa do Senhor e lá ficou por seis anos. Joiada o sacerdote cuidou desta criança mesmo sabendo do risco que sua atitude causava. Se a rainha Atalia soubesse mandaria matá-lo imediatamente.
Quando a criança estava com sete anos, Joiada chamou os capitães e os centuriões e, na Casa do Senhor, fez com eles aliança. Então, apresentou-lhes o menino rei. Garantida a segurança da criança, Joiada colocou a coroa na cabeça do rei, o ungiram, bateram palmas e disseram: Viva o rei!
Com sete anos, Joás assumiu o poder. A Bíblia diz que Joás fez o que era reto diante do Senhor durante todos os dias em que o sacerdote Joiada o conduzia. Joiada foi um verdadeiro pai para aquele menino. Joiada foi um cara muito joia!
Não somente isso, Joiada foi uma facilitador, um fazedor de alianças. Ele fez aliança com os centuriões e capitães, mas, também, fez aliança entre o Senhor, o rei e o povo. Joiada sabia que as bênção repousam sobre aqueles que se comprometem diante de Deus. Apenas palavras bonitas não são suficientes. É preciso fazer aliança.
É uma pena que Joiada não seja muito lembrado nas pregações e estudos bíblicos, mas, deveria. Hoje é notório a busca do prazer, da satisfação e da conquista, sem compromisso de fato. Deus é um Deus de aliança, de palavra empenhada de amor comprometido e comprometedor. Conforme o pensamento reformado, “cada crente é um sacerdote”. Talvez este seja um dos principais legados daquele movimento sócio-religioso do século XVI. Isto porque, se entendermos que somos sacerdotes entenderemos também que somos agentes de aliança. Poderemos exercer nosso ofício sacerdotal promovendo aliança entre o Senhor, o rei e o povo. O sacerdote é aquele que intercede, que representa o povo e o rei diante do Senhor.

Um comentário:

  1. Graça e PaZ Do Ssenhor Jesus, muito bom o estudo estava mesmo presizando saber mais sobre Joiada um homem justo, corajozo e etc... não é por acazo que seu nome significa "Deus é Juiz" estar chegando a festividade la na minha Igreja e da muitas oportunidades :) e irei falar sobre esse homem de Deus, tenho apenas 16 anos, jovem ainda e sei da Importância de estudar a Palavra de Deus, e agradeço pelo o estudo um bom trabalho pra vcs que Deus abençoe e continue dando o crescimento a Paz do Senhor Jesus. Rumoo0ooo ao Ceu ASS: Diego.

    ResponderExcluir