quinta-feira, 20 de maio de 2010

O DIA EM QUE O PROFETA CHOROU!

Eliseu foi para a cidade de Damasco, capital e maior metrópole da Síria. Aparentemente Eliseu estava ali por acaso. Mas, como não há acasos para Deus, é evidente que o Senhor o levara porque queria usá-lo na grande metrópole. O rei da Siria, Ben-Hadade, estava enfermo e, sabendo da presença do profeta na cidade, enviou um dos seus homens de confiança, Hazael, a encontrar-se com o profeta tão somente para obter uma resposta à pergunta que tanto o incomodava. “Eu sararei desta doença?” Por mãos de Hazael o rei mandou um valioso presente para o profeta, nada menos do que 40 camelos carregados de tudo que era bom de Damasco. Eliseu respondeu à pergunta do rei. Ele disse: “o rei sarará”. Mas, com os olhos ainda fitos em Hazael o profeta chorou. Se a notícia era boa, se o presente recebido era tão relevante, porque o profeta chorou? O profeta Eliseu chorou porque lhe foi revelado pelo Espírito Santo que Hazael cometeria grandes atrocidades contra os filhos de Israel. Ele queimaria as fortalezas, mataria crianças, jovens e mulheres grávidas com requinte de muita crueldade. Eliseu revelou a Hazael que ele reinaria no lugar de Ben-Hadade. O choro do profeta foi rapidamente esquecido por Hazael. O sentimento de inveja que, até então, estava camuflado no coração daquele homem aflorou com uma fúria cruel. Quando Hazael retornou ao palácio o rei quis saber qual a resposta do profeta. Hazael deu a boa notícia. O senhor será curado! Todavia, no dia seguinte, Hazael tomou um cobertor e estendendo-o sobre o rosto do rei, o sufocou matando-o. Hazael assumiu o poder. Hazael ficou tão obcecado pela idéia de ser rei que não considerou o conteúdo da profecia. Ficou tão obcecado pela idéia do poder, que matou o seu senhor. Talvez tenha pensado: “se o rei for curado, quando eu reinarei em seu lugar? Isso vai demorar muito, preciso fazer alguma coisa!” A natureza humana é totalmente corrompida. A única forma de aplacar e dominar a força descomunal do pecado é por meio do Espírito Santo. Se dermos vazão ao pecado que habita em nós, cometeremos terríveis abominações. O Espírito Santo faz com que nossos desejos sejam colocados no prumo da cruz, faz com que nossos sonhos sejam avaliados pela glória que só pertence ao Senhor. Não podemos esquecer as razões pelas quais os profetas choram!

Ricardo Mota

Um comentário:

  1. Estranho na minha Bíblia diz "E Eliseu lhe disse: Vai e dize-lhe: Certamente, NÃO SARARÁ. Porque o Senhor me tem mostrado que certamente morrerá." Cap. 8 V. 10, e depois ele fitou os olhos em Hazael e chorou!Depois Hazael quem mentiu dizendo que o rei viveria, apenas para que ele dormisse tranquilo e o mesmo o pegasse desprevenido e o matasse.Não achei onde Eliseu diz a noticia boa e depois chora como o citado acima!

    ResponderExcluir