segunda-feira, 31 de maio de 2010

Que Fragrância Você Exala?

Por Robert J. Tamasy


Recebemos impressões e chegamos a conclusões baseados no que vemos e ouvimos. Entretanto, nosso modo de pensar, também pode ser influenciado pelo que cheiramos. Quando garoto sempre gostei do cheiro dos lápis de cera. Representavam a oportunidade de ser criativo pintando as figuras do livro para colorir. Amo e acho revigorante o cheiro de café pela manhã. A ida ao cinema será incompleta sem o cheiro de pipocas. E não conheço ninguém que não aprecie o “cheiro de carro novo” de um zero quilômetro.

Os ambientes de trabalho têm também cheiros e odores característicos. Quando trabalhava em jornais havia o cheiro inconfundível de tinta e papel para impressão, que eu levava para casa impregnado em minhas roupas. Quando ao caminhar passamos por um restaurante, os aromas que pairam nas imediações nos tentam a entrar e checar o menu. Certas instalações fabris são conhecidas pelo cheiro de seus produtos e dos processos que utilizam.

Você já pensou que, como profissionais e pessoas de negócios, também exalamos “perfumes” exclusivos que nossos companheiros de trabalho notam? Não me refiro ao desodorante (ou à falta dele), gel capilar ou colônia. Mas da fragrância da nossa personalidade – o “ar” que nos segue quando entramos no ambiente ou chegamos para uma reunião. Como somos: entusiasmados ou taciturnos, otimistas ou pessimistas, ativos ou letárgicos, ansiosos ou relutantes?

Nossas crenças afetam o “perfume” que projetamos para os outros. A Bíblia diz que através de Seus seguidores Deus “exala em todo lugar a fragrância do Seu (de Cristo) conhecimento" (II Coríntios 2.14). Os seguidores de Jesus Cristo, onde quer que estejam, são Seus representantes. Considere as ramificações disto:

Somos embaixadores de Deus. Assim como um embaixador estrangeiro representa sua nação em outra parte do mundo, os seguidores de Jesus são Seus “embaixadores” junto àqueles que ainda não O conhecem. Isto pode ser bom ou mau. Assim como embaixadores deficientes dão uma má impressão sobre seu país, um seguidor de Jesus hipócrita ou sem consistência, pode dar uma impressão insatisfatória aos outros. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio” (II Coríntios 5.20).

Somos a “equipe de vendas” de Deus. O melhor vendedor é o consumidor satisfeito, que usou e apreciou o produto ou serviço e seus benefícios. De maneira similar, os que seguem a Jesus estão bem equipados para falar o que Ele significou em suas vidas e o que Ele pode significar para outros.“Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (II Coríntios 5.20).

Somos a linha divisória de Deus. Nem todos reagirão favoravelmente aos que seguem e vivem para Jesus Cristo, não importa o que seja dito ou feito. Tudo o que podemos fazer é viver tão genuína e fielmente quanto possível, deixando que os outros respondam da forma que escolherem. “Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida” (II Coríntios 2.15-16).

O que importa é que para aqueles que rejeitam Jesus, Ele deve ser motivo de ofensa, não para os que O seguem. “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado” (Romanos 9.33).

sexta-feira, 28 de maio de 2010

JOIADA FOI UM CARA JÓIA!














“E Joiada fez uma aliança entre o SENHOR e o rei e o povo, para que fosse o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo.” 2 Reis 11.17

Muitos personagens bíblicos lideram as predicas. Quem nunca ouviu falar de Abraão, o pai da fé? E o José do Egito, “a árvore plantada junto às águas”? Quem nunca ouviu falar da fidelidade do profeta Daniel? E Pedro, o impulsivo com seu colega de ministério, João, o amado? Mas, provavelmente, não temos ouvido muito sobre Joiada. Ele foi um profeta em uma época muito difícil em Israel. A rainha-mãe Atalia vendo que Acazias seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda da descendência real. Por providência de Deus a irmã de Acazias furtou dentre os filhos do rei que estavam sendo mortos pela própria avó, um menino recém-nascido chamado Joás. A criança foi levada escondida para a Casa do Senhor e lá ficou por seis anos. Joiada o sacerdote cuidou desta criança mesmo sabendo do risco que sua atitude causava. Se a rainha Atalia soubesse mandaria matá-lo imediatamente.
Quando a criança estava com sete anos, Joiada chamou os capitães e os centuriões e, na Casa do Senhor, fez com eles aliança. Então, apresentou-lhes o menino rei. Garantida a segurança da criança, Joiada colocou a coroa na cabeça do rei, o ungiram, bateram palmas e disseram: Viva o rei!
Com sete anos, Joás assumiu o poder. A Bíblia diz que Joás fez o que era reto diante do Senhor durante todos os dias em que o sacerdote Joiada o conduzia. Joiada foi um verdadeiro pai para aquele menino. Joiada foi um cara muito joia!
Não somente isso, Joiada foi uma facilitador, um fazedor de alianças. Ele fez aliança com os centuriões e capitães, mas, também, fez aliança entre o Senhor, o rei e o povo. Joiada sabia que as bênção repousam sobre aqueles que se comprometem diante de Deus. Apenas palavras bonitas não são suficientes. É preciso fazer aliança.
É uma pena que Joiada não seja muito lembrado nas pregações e estudos bíblicos, mas, deveria. Hoje é notório a busca do prazer, da satisfação e da conquista, sem compromisso de fato. Deus é um Deus de aliança, de palavra empenhada de amor comprometido e comprometedor. Conforme o pensamento reformado, “cada crente é um sacerdote”. Talvez este seja um dos principais legados daquele movimento sócio-religioso do século XVI. Isto porque, se entendermos que somos sacerdotes entenderemos também que somos agentes de aliança. Poderemos exercer nosso ofício sacerdotal promovendo aliança entre o Senhor, o rei e o povo. O sacerdote é aquele que intercede, que representa o povo e o rei diante do Senhor.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PALAVRA AMIGA

“Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.” Salmo 27.5


É impossível passar pela vida sem enfrentar lutas e dificuldades. Qualquer palavra contrária a isso é mera utopia. As lutas e adversidades, por mais
paradoxo que pareça, produzem perseverança, experiência e esperança. Naquele dia muito difícil, dia “D” da angústia sentiremos os braços fortes de Deus
nos abraçando e nos escondendo no Seu pavilhão. Glória a Deus por isso! Pode ser que, aos nossos olhos, a tribulação esteja demorando demais a
passar, mas, o socorro virá. “Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” Salmo 25.14.



Oração: Querido Deus nos momentos difícei s faz com que meu coração se lembre de que o Senhor está comigo. Dá-me forças para que em todas as coisas o Teu nome seja glorificado em minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Ricardo Mota

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O DIA EM QUE O PROFETA CHOROU!

Eliseu foi para a cidade de Damasco, capital e maior metrópole da Síria. Aparentemente Eliseu estava ali por acaso. Mas, como não há acasos para Deus, é evidente que o Senhor o levara porque queria usá-lo na grande metrópole. O rei da Siria, Ben-Hadade, estava enfermo e, sabendo da presença do profeta na cidade, enviou um dos seus homens de confiança, Hazael, a encontrar-se com o profeta tão somente para obter uma resposta à pergunta que tanto o incomodava. “Eu sararei desta doença?” Por mãos de Hazael o rei mandou um valioso presente para o profeta, nada menos do que 40 camelos carregados de tudo que era bom de Damasco. Eliseu respondeu à pergunta do rei. Ele disse: “o rei sarará”. Mas, com os olhos ainda fitos em Hazael o profeta chorou. Se a notícia era boa, se o presente recebido era tão relevante, porque o profeta chorou? O profeta Eliseu chorou porque lhe foi revelado pelo Espírito Santo que Hazael cometeria grandes atrocidades contra os filhos de Israel. Ele queimaria as fortalezas, mataria crianças, jovens e mulheres grávidas com requinte de muita crueldade. Eliseu revelou a Hazael que ele reinaria no lugar de Ben-Hadade. O choro do profeta foi rapidamente esquecido por Hazael. O sentimento de inveja que, até então, estava camuflado no coração daquele homem aflorou com uma fúria cruel. Quando Hazael retornou ao palácio o rei quis saber qual a resposta do profeta. Hazael deu a boa notícia. O senhor será curado! Todavia, no dia seguinte, Hazael tomou um cobertor e estendendo-o sobre o rosto do rei, o sufocou matando-o. Hazael assumiu o poder. Hazael ficou tão obcecado pela idéia de ser rei que não considerou o conteúdo da profecia. Ficou tão obcecado pela idéia do poder, que matou o seu senhor. Talvez tenha pensado: “se o rei for curado, quando eu reinarei em seu lugar? Isso vai demorar muito, preciso fazer alguma coisa!” A natureza humana é totalmente corrompida. A única forma de aplacar e dominar a força descomunal do pecado é por meio do Espírito Santo. Se dermos vazão ao pecado que habita em nós, cometeremos terríveis abominações. O Espírito Santo faz com que nossos desejos sejam colocados no prumo da cruz, faz com que nossos sonhos sejam avaliados pela glória que só pertence ao Senhor. Não podemos esquecer as razões pelas quais os profetas choram!

Ricardo Mota

PALAVRA AMIGA

"Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus”. Salmo 20.7

O rei Davi compôs o Salmo 20 como um cântico de guerra. Ele travou constantes conflitos. Guardadas as devidas proporções, também enfrentamos nossas batalhas. A vida é marcada por lutas, desafios, vitória e, infelizmente, derrotas e fracassos. As ambiguidades caracterizam a vida. Diante de tanta diversidade e adversidade, nossa alma questiona: em quem confiar? Alguns buscam segurança nas posses materiais outros, em suas próprias habilidades. Mas, tudo passa rapidamente. Sendo assim, devemos confiar no Eterno, devemos confiar em Deus!

Oração: Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Pois em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma.

Ricardo Mota

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PALAVRA AMIGA

"As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes.” Salmo 12.6

Dizem que as siderúrgicas derreterem o ferro bruto e transforma-o em aço para a indústria elevando a temperatura dos fornos a mais de dois mil graus. As palavras do Senhor semelhantemente são provadas. Todavia, elas não sofrem perdas. As promessas continuam válidas mesmo em meio às lutas e adversidades que enfrentamos. Todos os personagens bíblicos vencedores e todos aqueles que, ainda hoje, vencem o mundo e seus ardis o fazem pelo poder da Palavra de Deus.

Oração: Querido Deus, quero guardar no coração a tua palavra, ela me ajudará a não pecar contra ti.

Ricardo Mota

terça-feira, 11 de maio de 2010

PALAVRA AMIGA

"Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”
Salmo 11.3

Cautela! Muitas vezes as pessoas, mesmo sem serem solicitadas, gostam de dizer-nos o que fazer. Davi, o salmista, um dia foi aconselhado a fugir como se fosse um pássaro. Todavia, o Espírito Santo o fez professar: “No Senhor me refugio” (Sl. 11.1). A confiança em Deus é um fundamento que o inimigo de nossas almas tenta destruir. Não importa a situação que estejamos vivenciando, devemos confiar no Senhor. Não fuja! Creia e espere confiantemente!

Oração: Querido Deus, dá-me sabedoria ante os conselhos das pessoas que estão ao meu redor. Ajuda-me a olhar parta além das circunstâncias. Renova em meu coração a confiança no Senhor que por mim, tudo executa.

Ricardo Mota

sexta-feira, 7 de maio de 2010

PALAVRA AMIGA

"Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo.” Salmo 7.17

Cus, o benjaminita, acusou Davi de traição diante do rei Saul. Para salvar sua vida, Davi fugiu de um lado para o outro e, constantemente, se escondia em cavernas. Antes de receber o chamado de Deus para ser rei em Israel, Davi tinha uma vida relativamente tranquila junto ao seu pai Jessé. Deus o tirou da zona de conforto para transformá-lo no homem segundo o Seu coração. O relacionamento estreito com Deus, fazia com que Davi transformasse suas lamentações em salmos, em cânticos de louvor. Deus foi glorificado na vida de Davi e estabeleceu para sempre o seu trono (II Samuel 7:13). Da sua descendência, nasceu Jesus.

Oração: Querido Deus ajuda-me a louvar e bendizer o Teu nome mesmo em momentos difíceis. SENHOR, Deus meu, em ti me refugio. Glorifica o teu nome na minha vida; Em nome de Jesus, amém!


Ricardo Mota

sábado, 1 de maio de 2010

PALAVRA AMIGA

LEIA: Provérbios 26.6-9

“Insensatez” é uma canção escrita por e com arranjos de Tom Jobim, em 1960. A primeira estrofe da canção diz: "Ah, insensatez que você fez, coração mais sem cuidado, fez chorar de dor o seu amor, um amor tão delicado.” Insensatez significa falta de discernimento, falta de senso, imprudência.
O livro de Provérbios é um contraste entre ações de um insensato e ações de um prudente ou sábio. Ao insensato não se pode confiar o envio de uma mensagem importante; as palavra na boca do insensato geram dúvidas ainda que sejam palavra verdadeiras. Isto porque, o insensato usa as palavras como se fossem um galho de espinhos na mão de um bêbado. A Bíblia afirma que a GRAÇA DE DEUS nos educada para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos de forma sensata (Tito 2.12).

Oração: Querido Deus, do insensato e da insensatez. Educa-me com a Tua graça.Em nome de Jesus, amém.