sexta-feira, 31 de julho de 2009

CAMPO DAS ESPADAS


Há uma pergunta básica relacionada com todas as lutas, a saber: quem vencerá? Após o suicídio de Saul, Davi começou a reinar sobre a tribo de Judá. Abner, capitão do exército de Saul, tomou a Is-Bosete, filho de Saul, e o constituiu rei sobre todo o Israel. Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, tinha 40 anos e reinou dois anos.
Em Gibeom, Abner, capitão do exército e “testa de ferro” de Is-Bosete, travou uma luta com os homens de Davi. Da luta travada entre os homens do exército de Is-Bosete e Davi foi uma luta sem vencedor. O que pode nos ensinar muito ao travarmos nossas próprias lutas. Senão vejamos: doze homens do exército de Is-Bosete, contra doze homens do exército de Davi. Quem venceu? Ninguém. A Bíblia diz que “cada um lançou mão da cabeça do outro, meteu-lhe a espada no lado, e caíram juntamente; donde se chamou àquele lugar Campo das Espadas, que está junto a Gibeom”. (2 Samuel 2.16).
Que coisa mais doida! Uma briga de vinte e quatro soldados onde se verifica uma baixa de vinte e quatro soldados. Uma luta sem vencedor!
Isso me fez pensar que nas minhas “lutas” tenho sido tão tolo quanto aqueles soldados. Ora, se eu lutar da mesma forma contra o(s) adversário(s) correrei o risco de padecer juntamente. O inimigo cai pra lá, eu caio pra cá. Quem venceu? Ninguém!
Então me ocorreu o que disse o apóstolo Paulo: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;”(2 Coríntios 10.4). Ora a conclusão é óbvia: se eu ou você lutarmos do mesmo jeito que os nossos adversários, perecemos igualmente. Para que não façamos de nossa vida um “campo das espadas”, devemos usar uma estratégia diferente. Oração. Se orarmos ao Senhor pedindo que Ele julgue a nossa causa, faça justiça nas questões que nos envolvem, sejam elas, espirituais, relacionais ou materiais, teremos mais chances na batalha. Mesmo que aconteça uma aparente derrota, ela servirá como instrumento nas mãos de Deus para nos abençoar.
É comum algumas batalhas na vida durarem mais tempo do que imaginávamos. No caso da batalha de Davi com os casa de Saul, durou muito tempo. Todavia, a Bíblia diz que Davi se fortalecia cada dia mais e os da casa de Saul se enfraqueciam (2 Samuel 3.1).
Fazendo o solilóquio como Davi fez, digo ao meu próprio coração: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. (Salmo 42.11).

Ricardo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário