sábado, 4 de julho de 2009

NABAL, O INGRATO

Penso que não exite nada pior do que a ingratidão. Ela cega o entendimento e os sentimentos. A ingratidão produz indignação no coração dos outros. Nabal, personagem bíblico, é lembrado por sua ingratidão. "Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.3 Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe." I Samuel 25.2,3.

Davi, o filho de Jessé havia derrotado o filisteu Golias. Saul, o rei em Israel ficou com inveja de Davi porque o povo começou a cantar: "Saul é bom, mas, Davi é melhor". Davi passou a ser um foragido. Com um pequeno exército, Davi dependia da benevolência do povo. Afinal, todos sabiam que Davi era um herói. Davi estava acampado em uma montanha na costa mediterrânea do norte de Israel, denominada Carmelo, que significa terra fértil. Nabal, era um homem rico. Tinha muitos carmelos ovelhas e cabras. Davi sempre foi gentil com os funcionários de Nabal e, muitas vezes, os atendeu de dia e de noite, suprindo suas necessidade e providenciando segurança para eles e as posses de Nabal. Mas, quando Davi precisou da ajuda de Nabal, este o desprezou sobremaneira.
Davi ficou envergonhado perante seu pequeno exército. Movido por sentimento de vingança resolveu dar cabo de Nabal e de todos os homens que habitavam sua fazenda. Mas, Deus usou a esposa do louco Nabal. Abgail foi ao encontro de Davi, pediu perdão em nome do seu esposo e humilhou-se diante do futuro rei de Israel. Davi reconheceu que Abgail foi um instrumento de Deus para evitar que uma loucura fosse feita. Deus mesmo se encarregou de julgar as atitudes de Nabal. Dez dias depois, a Bíblia diz que Deus mesmo feriu Nabal e ele morreu.
Quase que a ingratidão de Nabal provoca uma desgraça na vida de muitas pessoas.
Sejamos agradecidos por tudo.
Ricardo Mota

2 comentários: